A posição do Sol pode valorizar ou até mesmo desvalorizar o seu imóvel

É de sabedoria comum que o apartamento com sol da manhã, além de mais conforto aos moradores, gera mais dinheiro na hora da venda. Tudo isso devido a posição do sol.

Sim, o nosso astro central pode influenciar em até 10% do valor final do imóvel. Na Grande Vitória, em especial, os imóveis onde o sol da manhã é mais incidente, mas que também possuem suas fachadas voltadas levemente para o lado nordeste, são ainda mais valorizados. Isso porque, além dos raios solares matutinos, essas construções recebem a visita do vento nordeste, tornando-se praticamente imunes ao vento sul durante os meses frios.

Porém, nem sempre é possível encontrar esse imóvel ideal – com ventos frescos e sol matutino – com tanta facilidade, portanto, ao menos tenha o cuidado em escolher um imóvel que não pegue o sol da manhã e da tarde.

Os apartamentos laterais também podem ser uma boa estratégia. Com a inclinação do sol no inverno, esses imóveis estarão sujeitos ao sol da tarde no inverno. Esse é um ponto positivo, já que a estação mais fria do ano costuma trazer umidade para dentro da residência, caso não haja incidência de raios solares.

Como escolher?

Seja com sol da manhã ou sol da tarde, o importante é conhecer o que se pretende comprar. Para isto, faça visitas ao imóvel pelo menos em dois períodos distintos e confira a iluminação natural dele, bem como sua ventilação, abrindo portas e passeando pelos ambientes para identificar o “trajeto” que o vento circula dentro do imóvel.

 

Fonte: Jornal AGazeta

Comments are closed.