Confira algumas dicas para escolher a mesa de jantar ideal para o seu ambiente

Ela é o centro das atenções na sala. É onde você vai compartilhar ótimos momentos e deliciosas refeições com pessoas importantes da sua vida. Por ser um móvel grande, geralmente leva muito da personalidade do morador e pode ser de madeira, aço, ferro, vidro ou qualquer outro material.

E se você ainda o sabe como escolher o melhor modelo para o seu ambiente, separamos umas dicas importantes para não se arrepender na hora da compra.

Atenção para o espaço de circulação

De nada adianta escolher uma mesa imensa se você tem 3 metros quadrados como espaço. Além de precisar de espaço livre para a movimentação das cadeiras, a mesa também não pode interromper a circulação das pessoas. Passar de um ambiente para outro se encolhendo pelos cantos é desconfortável e nada elegante. O ideal é que haja uma distância de um metro entre a mesa e a parede ou outro móvel e no mínimo 70cm para circulação.

Quadrada ou redonda?

Aí vai de cada um, a mesa redonda transmite um pouco mais de ousadia e contemporaneidade, enquanto a quadrada imprime mais sobriedade e elegância. As mesas redondas e ovais são bacanas porque privilegiam o espaço, dando mais circulação na suas laterais. As quadradas e retangulares são mais indicadas para famílias maiores.

O material

Se o apartamento ou casa seguir um estilo mais descolado, a mesa de jantar pode seguir a mesma linha, dando unidade à decoração. Mesas de madeira de demolição estão super em alta e, mesmo que custem um pouquinho mais, são certas para durarem por muitos e muitos anos. Tampos de vidro não são muito indicados para quem tem criança pequena. Acabamentos modernos como a pintura em laca também ficam bem bacanas para quem opta por um móvel colorido e que tem mais função decorativa do que funcional.

Enquadramento

Hoje em dia, grande parte dos imóveis têm os dois ambientes da sala integrados, o que dá mais sensação de amplitude. A mesa poderá ser posicionada no canto ou no centro do ambiente, até mesmo encostada na parede. Isso depende do layout da sua casa e da proposta que você desenvolveu.

Quantos lugares?

A mesa de jantar nunca deve ser pensada exclusivamente para quem mora na casa ou no apartamento. Pensando em um casal ou um apartamento de solteiro, uma mesa de quatro lugares já supre bem as necessidades. Já uma família de 4 pessoas exige pelo menos uma mesa de seis lugares.

E as cadeiras?

Tenha em mente de que cadeiras sem braços (poltronas) são as melhores opções para quem não tem espaço a ser desperdiçado. Os braços limitam o movimento das pessoas também. E também já está ultrapassada a ideia de que cadeiras e mesa precisam ser da mesma cor, do mesmo material. Quem quiser um pouco mais de descontração no ambiente pode usar cada cadeira de uma cor, estilos e materiais diferentes, acrílico, madeira, ferro. O que vale é a criatividade!

 

Fonte: Blog Vinicius de Mello

Tags: , , , , , , , , , , ,

Comments are closed.