Cultivar jardins e hortas é boa opção para decorar apartamentos

Nada melhor que plantas para dar vida ao ambiente e, de quebra, incrementar a decoração. Diferente do que muitos acreditam, jardins não são exclusividade de quem mora em casa. Espaços reduzidos em apartamentos, como varandas e janelas, também podem ser aproveitados para investir no cultivo de plantas, flores e hortaliças. A coordenadora da Escola de Paisagismo de Brasília (EPB), Simone Ribeiro, explica que é perfeitamente possível criar um jardim interno e destaca quais são os cuidados necessários para fazê-lo vingar.

Simone Ribeiro, coordenadora da EPB, garante que é possível criar um jardim interno desde que nesse ambiente tenha luminosidade e ventilação suficientes para o desenvolvimento da vegetação, além, é claro, das plantas escolhidas serem devidamente adaptadas a esse meio. “Janelas e varandas são nichos a serem explorados, pois representam meios que podem ser trabalhados e até mesmo valorizados com o uso de vegetação”, destaca a coordenadora.

Decoração
Simone conta que um jardim pode valorizar os ambientes e, se bem planejado, deve compor o estilo da casa. “Inclusive, contrastando cores e destacando ou valorizando a decoração do apartamento”, opina. Para a arquiteta Sara Volpato, a importância da natureza também não deve ser deixada de lado na hora da decoração. “Até uma plantinha de mentira já supre a necessidade humana de plantas a sua volta. Tanto que utilizamos estampas floridas em vários momentos, para amenizar nossa distância da natureza. Também adoro colocar plantas em áreas molhadas, como em banheiros e spas”, diz.

Para os que estão projetando um apartamento, Sara recomenda pedir ao arquiteto para acrescentar uma torneira e ralo nas jardineiras. “Assim você pode colocar um timer para molhar as plantas todos os dias, inclusive na sua ausência. É pratico e evita surpresas”, aconselha. De acordo com a arquiteta, quem planeja fazer um pequeno herbário precisa ficar atento à luminosidade. “É lindo ter seus temperos preferidos à mão, mas os mesmos precisam de um pouco de sol para se desenvolverem bem”, alerta.

Confira, abaixo, algumas dicas básicas da coordenadora da Escola de Paisagismo de Brasília, Simone Ribeiro, sobre como preparar um jardim:

- Analise cuidadosamente o espaço para ter certeza de que é possível cultivar plantas nesse local.
- Observe ventilação, luminosidade, escoamento de água.
- Procure plantas de fácil cultivo e bem adaptadas para que não seja necessário trocar a vegetação constantemente.
- Dedique tempo ao jardim ou tenha alguém para fazer isso, manutenção é fundamental.

Fonte: lugarcerto.com.br

Comments are closed.