Decore sua casa com plantas e deixe-a mais verde!

Além de dar uma humanizada na decoração, as flores alegram o ambiente com suas cores, formatos e variedades. As espécies ideais para usar dentro do apartamento são as mais resistentes à falta de ventilação, pouca luminosidade e até mesmo, que possam ficar dias sem água.

Os espaços ideais para receber o seu arranjo são os ambientes de convívio social, lavabo, varandas, quartos, livings e até mesmo quinas e cantos de sala, mas elas caem bem em qualquer local da casa. Uma dica que os paisagistas dão é utilizar plantas que não exalam cheiros.

Se você adora um verde, mas fica pouquíssimo tempo em casa, opte por plantas de sombra ou meia sombra, pois elas exigem poucos cuidados. Para áreas internas podem ser utilizadas as que pedem pouca luz, enquanto para as varandas abertas, as que resistam ao vento. Palmeiras, por exemplo, são altas, são resistentes, não exigem sol, podem ser regadas duas vezes por semana e ainda ficam bem no interior das casas.

Os cactos e suculentas também necessitam de pouquíssimos cuidados. Estas espécies podem ser usadas em vasos no chão ou em minijardins. Arbustos como a zamioculca ou espada de são jorge possui folhas de consistência suculenta, logo exigem menos água e luz natural, e são bastante resistentes ao ar-condicionado.

Os tradicionais vasinhos com violetas, orquídeas e bromélias trazem uma bela variedade de cores. Porém os arranjos com flores de corte costumam durar poucos dias. A sugestão os decoradores dão é usar flores secas ao sol em vasos decorados, pois desta forma elas resistem até três meses, como por exemplo a sempre viva.

É importante ressaltar que cada planta requer um tipo de cuidado e que a manutenção com adubação, revolvimento de terra, limpeza e retirada das parte danificadas é sempre necessária para conservar a saúde e beleza dos vegetais. Regue de duas a três vezes por semana, só para deixar a terra úmida, sem encharcar. Este procedimento ajuda a prolongar a vida de suas flores e plantas.

 

Fonte: Jornal A Gazeta

Tags: , , , , , , , ,

Comments are closed.