Fogão cooktop – o eletrodoméstico da vez

Por serem separados do forno, o fogão cooktop é o queridinho ad vez, pois pode ser instalado onde for mais prático para o usuário, aproveitando melhor os espaços da cozinha.

Como o ideal é que o cooktop seja instalado sobre bancadas de granito, mármores ou fórmica, no espaço sob o eletrodoméstico que estará vago pode-se instalar armários – enquanto o fogão convencional não permite isso. O forno pode ser posicionado de modo que a pessoa não precise se abaixar para colocar ou retirar pratos, porém ambos devem estar próximos a uma bancada de apoio.

Pelo mesmo motivo de estar sobre um tampo, o cooktop elimina dos quatro lados e o “arrasta – arrasta” para limpar a sujeira que costuma acumular atrás do modelo convencional e sob botijas de gás. Este modelo de fogão é feito de vidro temperado e aço inoxidável, o que permite uma limpeza mais fácil, porém ele é muito sensível, portanto, limpe-o com cuidado.

Em relação a tecnologia,  os cooktops e os fornos elétricos possuem funções pré-programadas que facilitam a vida, possibilitando cozinhar com mais eficiência, pois têm mais posições de temperatura. Os botões são difíceis de serem ligados por crianças e, se a chama se apagar com o vento, eles bloqueiam a saída de gás automaticamente, evitando acidentes.

As cozinhas, em geral, têm apenas um ponto de gás instalado. Se você escolher modelos de cooktop e forno a gás, será necessário instalar um ponto extra. É importante lembrar que esse serviço deve ser realizado por mão de obra especializada, para evitar riscos de vazamento. A solução ideal é combinar um cooktop elétrico a um forno a gás ou vice-versa. Para decidir, leve em conta a localização dos equipamentos. Verifique se estão próximos dos pontos de gás e de elétrica.

Sobre o consumo de energia, quando comparados o cooktop a gás, o cooktop elétrico e o fogão convencional, o custo em reais da fervura de 2 litros de água foi igual para todos. Porém é comum nas primeiras semanas de uso do novo modelo de fogão, esquecê-lo ligado e acabar queimando a comida, portanto leia e releia o manual antes de utilizá-lo.

Veja abaixo alguns modelos de fogões cooktop:

 

Fonte: Casa Abril e M de Mulher

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , ,

Comments are closed.