Jardins de parede conquistam seu espaço

Se você sente falta de um cantinho verde em sua casa, porém possui pouco espaço disponível para criar um jardim cheio de plantas e flores, saiba que não é o único. Mas uma boa notícia é que existe uma alternativa bem legal e criativa para solucionar esse problema: são os jardins verticais que, além de exigirem menos cuidados, estão super na moda.

As possibilidades de ter um espaço verde e elegante dentro de casa são variadas. O que importa é a imaginação, a escolha das plantas, dos vasos, dos arranjos, das folhagens e também das flores.

Tudo depende do estilo que você prefere e do que vai combinar melhor com o seu bolso.

Confira abaixo algumas ideias, desde uma decoração mais elaborada a uma sugestão funcional.

Quadro vivo

A paisagista Carmen Mouro criou um jardim decorativo e muito rápido utilizando um painel com tábuas de ipê e fixou bromélias. A ideia também pode ser reproduzida em áreas internas. Plantas epífitas – que se apoiam sobre outras, caso da bromélia -vivem sem terra e com pouca água, diz. Basta borrifar água de 3 a 5 vezes por semana. Para deixar as folhas vistosas, passe pano úmido com uma gota de óleo mineral puro.

Vasos nas alturas

Já a paisagista Maritza de Orleans e Bragança plantou minirromãs e capim australiano em vasos de fibra de coco, material ecológico e econômico. “A manutenção é simples: regue com frequência, retire sempre as folhas secas e adube a terra a cada seis meses, explica.

Moldura verde

Nesta varanda, samambaias e orquídeas ganharam um quadro especial, com moldura de peroba do campo e fundo de espelho. A própria folhagem esconde os vasos de plástico, presos com ganchinhos na parede. Ideia da paisagista Anna Luiza Rothier. A vantagem é que as plantas podem ser substituídas com facilidade. No dia a dia, basta regar, elogia a arquiteta Adriana Valle.

Plantas na cozinha

Nesta decoração funcional, foi feita uma horta em que os temperos ficam sempre à mão na cozinha. Com um pouco de sol, regas diárias e adubação mensal, qualquer horta cresce bonita”, ensina a arquiteta Ana Paula Souza, que idealizou estas jardineiras de zinco com pintura eletrostática suspensas em fios de aço.

Agora selecione um espaço e crie o seu jardim!

Fonte: ATribuna e M de mulher casa

Tags: , , , , , , ,

Comments are closed.