Mude de casa sem estresse!

Planeje sua mudança com bastante antecedência. Tomar decisões na hora certa evita sustos e gastos extras com imprevistos.

É possível transportar todas as suas coisas para a casa nova sem dores de cabeça. O segredo: organização. Com esta grande aliada, sua mudança poderá ser feita em apenas um dia.

O ideal é que, em 6 meses antes – se você tiver esse tempo para se preparar – elabore uma lista com tudo que tem na sua casa, desde móveis até pequenos objetos. Organize os itens por cômodos para facilitar, avaliando o que realmente será indispensável em sua casa nova e o que pode ser eliminado.

Com 3 meses para a mudança, analise tudo que tem nos armários, gavetas e estantes. Esta é a hora de se desapegar tudo aquilo que você não usa mais. Aproveite o momento e seja solidário, doando tudo para instituições carentes ou se preferir, realize um pequeno bazar para os amigos mais próximos.

Quando falar apenas 1 mês, comece a empacotar todos os objetos que não são usados diariamente, como por exemplo, livros, quadros e bibelôs. Atenção! Decida como fará o transporte. Se quiser contratar uma transportadora, peça indicação para amigos e faça pesquisa de preço em pelo menos três lugares.

Agora só faltam 2 semanas! Faça a troca de endereço das principais contas de casa – água, luz, telefone, assinatura de televisão, jornal e revistas – e agende os serviços para a nova casa. Aproveite para fazer uma boa faxina no imóvel novo, dedetize os cômodos e faça os ajustes necessários em todos os cantos.

Finalmente falta 1 dia. Depois de passar a semana inteira encaixotando, agora só resta mesmo guardar o que faltava nas caixas. Separe a roupa para o dia seguinte. Limpe e desligue a geladeira, e lembre-se de deixar as portas abertas para arejar.

Dicas de organização

· Assim que encher uma caixa, escreva tudo o que tem ali e a que cômodo essas coisas pertencem.

· Organize-se por ambientes.

· “Mande no caminhão de mudanças – que vai chegar depois de você – objetos que não usa muito”, diz Roseli.

Também leve em consideração…

· O transporte: Pois existem opções mais baratas no mercado, mas isto não significa ser a opção mais segura para o transporte dos seus pertences.

· A limpeza: Peça ajuda para familiares e amigos para fazer uma boa faxina na casa nova, não se esquecendo de checar as instalações elétricas e hidráulicas.

· A dedetização: Depois de tudo limpo, elimine as pragas: traça, cupim, formiga e outros.

Dicas para economizar

· Pesquise na internet, informações das transportadoras tradicionais. Veja o preço e negocie. O interessante é que seja orçado com no mínimo três empresas diferentes.

· Opte por contratar transportadora, pois ela desmonta e monta de novo os móveis. O restante, você pode fazer sozinho e assim, reduzir gastos. Basta não lotar as caixas para não ficar pesado para carregar.

· Para acelerar o processo, já deixe separados jornais e revistas velhas, fita crepe, plástico bolha, tesoura e pincel atômico.

· Pegue caixas de vários tamanhos no mercado, de preferência as que estiverem em melhor estado e limpas. Essa é uma boa economia.

· Reserve o plástico bolha para embalar a louça e peças delicadas. Para o resto, preencha os espaços entre os objetos com folhas de jornal e revistas velhas.

 

Fonte: M de Mulher

Tags: , , , , ,

Comments are closed.