O que fazer com o jornal de ontem?

Além de ser reciclado, o jornal de ontem pode ser utilizado de diversas formas dentro de casa. Seja para limpar vidros e espelhos ou servir como “banheiro” para o cachorro, o jornal usado também pode se tornar papel de parede, artesanatos e cestaria, absorvente de umidade e até de odores.

1. Acelera o amadurecimento das frutas

Sabe quando a gente ia visitar a casa da avô, e na dispensa encontrávamos algumas frutas embrulhadas no jornal. Pois é, elas ficavam armazenadas assim para que amadurecessem mais rápido.

As frutas produzem, naturalmente, um gás chamado eteno, cuja característica é causar o amadurecimento. Ao embalar a fruta, este gás fica retido no jornal e o processo ocorre na metade do tempo.

2. Serve como lixeira ecológica

Adote a utilização de origami de copo feito com folhas de jornal no cesto do banheiro, ao invés de usar plástico, que demora centenas de anos para se decompor. Veja o passo a passo e faça em segundos!

3. Descanso de panela

Separe quatro folhas de jornal e corte cada uma em quatro tiras no sentido do comprimento. Enrole cada tira diagonalmente num palito de churrasco, formando canudos maiores que o palito. Retire os palitos e cole as pontas. Enrole cada tira em volta de um tubo plástico de filme fotográfico ou de outro objeto cilíndrico da mesma largura. Cole a ponta, retire o tubo e faça a mesma coisa com todas as tiras para transformá-las em argolas. Una-as com fita crepe, formando um losango. Passe uma demão de massa corrida, espere 24 horas e aplique a segunda demão. Deixe secar e use!

4. Acende o fogo da churrasqueira

Com a turma toda reunida para aquele churrasco, na hora de assar a carne, você se lembra que não comprou álcool. Calma, resolva este problema fazendo argolas, enroscando folhas de jornal e empilhe-as no chão da churrasqueira para facilitar a queima do carvão.

5. Decora baús e caixinhas

Produza canudinhos das tiras de jornal seguindo o mesmo passo a passo da nota número 3. Cole as tiras bem unidas na madeira e espere secar. Depois é só aparar as sobras com estilete e aplicar verniz incolor ou tinta para criar efeitos artísticos. Você também pode aplicar a folha do jornal aberta.

6. Fica lindo na parede

Nada de gastar uma fortuna com tinta – separe folhas de jornal com imagens ou matérias bacanas para decorar aquelas paredes dos cantinhos especiais da casa. E não é preciso ser especialista para conseguir um efeito profissional. Lave a parede e espere secar. Dilua cola branca na proporção de duas partes do produto para uma de água e passe com rolinho em pequenos trechos da parede, enquanto vai colando as folhas de jornal com cuidado para evitar bolhas. Faça o acabamento espalhando uma camada da mesma cola por cima para deixar o papel de parede impermeabilizado e brilhante, ou use verniz à base de água.

7. Papel de presente

Se você for habilidosa para fazer embalagens, use a página de quadrinhos do jornal como papel de presente divertido para crianças. O acabamento caprichado fica por conta do verniz que você pode passar nas folhas, com a ajuda de um pincel. Deixe secar de duas a seis horas – teste pelo toque.

8. Ajuda a fazer adubo

Tem jardim em casa? Aproveite o espaço para produzir uma terra supernutritiva e orgânica: cave um buraco com mais ou menos 50 cm de diâmetro x 50 cm de profundidade e jogue lá dentro restos de frutas e de verduras, misturando com a terra que você cavou. Mantenha o buraco coberto com folhas de jornal para apressar o processo de decomposição, cobrindo-as com um plástico escuro. Regue a cada quatro ou cinco dias. Quando estiver cheio, deixe a mistura repousar revolvendo a terra a cada 15 dias e siga molhando de vez em quando. Em dois ou três meses a terra estará prontinha para alimentar suas plantas.

 

Fonte: M de Mulher

Tags: , , , , , ,

Comments are closed.