Qual deve ser a medida mínima de uma ilha?

 

O tamanho da ilha não segue um padrão, mas, segundo os arquitetos e profissionais da área, a presença da ilha só se justifica se, além do fogão, ela comportar uma bancada de trabalho ao lado de pelo menos 50 cm de largura.

Ao adicionar uma ilha, você poderá reconfigurar o clássico triângulo (geladeira, fogão e pia), porque é o lugar ideal para manejar as bocas do fogão ou a pia principal, ou instalar uma segunda pia para uma segunda estação de trabalho. Se for instalados na ilha um fogão tipo “cooktop”, considere colocar prateleiras móveis ou gavetas abaixo do fogão para guardar potes e panelas.

Também não há um tamanho específico para que uma cozinha comporte uma ilha,  porém,vale ressaltar que a área deve permitir a circulação em torno dela mesma, com pelo menos 70 cm. Caso existam armários instalados em volta da ilha, a circulação confortável é de 1,10 m, pois assim existe espaço suficiente para abertura das portas.

Lembre-se de planejar a parte mecânica necessária para o funcionamento das bocas ou da pia no meio da cozinha. Para a pia você vai precisar de canos de água, e para o fogão um sistema de exaustão acima ou abaixo. Os encanamentos e o sistema de gás abaixo requerem abrir o chão.

 

Fonte: Decoração Cozinhas e Casa Abril

Tags: , , , , , , , , , , ,

Comments are closed.