Rodapés: Veja como limpá-los.

Existem vários tipos de rodapé e para fazer a limpeza ideal, cada um possui um jeito específico e de preferência uma vez por mês.

MDF

Prepare um balde com água e detergente líquido. Passe no rodapé e, em seguida, um pano úmido com vinagre branco para dar brilho na madeira. Passe um pano seco, depois. Lembrando que se na casa tiver aranhas, um pouco de querosene é uma boa pedida para afastá-las.

Gesso

Use pincel, espanador ou flanela – que esteja limpa e seca -, ideais para retirar a poeira sobre a superfície do gesso. Jamais deve-se usar água na limpeza, pois o gesso é poroso, e não resiste muito bem à água. Faça essa limpeza semanalmente.

Evite impacto, pois o gesso pode quebrar ou se soltar. Também evite, ao máximo, utilizar água sobre o material, até mesmo um pano umedecido.

Madeira

Utilize o aspirador com o acessório de escova. É preciso apenas varrer rapidamente, ao longo do rodapé, principalmente na borda superior, onde a poeira se assenta. Em seguida, limpe usando um pano umedecido em água. Se não tiver o aspirador, passe uma vassoura de pelo e, depois, o pano úmido.

Plástico

Nesta categoria entram os rodapés feitos em EPS (Poliestireno Expandido) e PVC. Para limpar, utilize uma esponja, com detergente neutro ou sabão de coco. Esfregue-os levemente com a parte macia da esponja, depois passe um pano úmido, para retirar o excesso de sabão.

Cerâmicas e porcelanatos

Para limpar rodapés em material cerâmico não é preciso gastar muito tempo e dinheiro. Bastam água, sabão ou detergente neutro e um pano seco. Não aplique ácido, palhas de aço ou materiais abrasivos. Após a limpeza, seque o revestimento com um pano de algodão.

Pedra

Não utilize água nem produtos abrasivos, ácidos ou alcalinos. Apenas uma vassoura de pelos ou um pano seco serão suficientes para fazer a limpeza deste tipo de rodapé.

Que produtos devem-se evitar?

Enquanto estiver limpando, não use esponjas mais duras, panos secos (o atrito pode danificar acabamentos mais sensíveis), detergentes e outros materiais abrasivos.

 

Fonte: Extra | Blog Coisa de Amanda

Tags: , , , , , , , , ,

Comments are closed.