Use o micro-ondas com segurança e evite acidentes!

Além de aquecer e descongelar os alimentos, o micro-ondas já pode até substituir o fogão no preparo de algumas refeições, com a vantagem de encurtar pela metade o tempo de preparo. Portanto, nada mais útil que um aliado como esse na cozinha. Mas usá-lo requer cuidado. Por exemplo: um minuto a mais que a comida fique no forno ou a escolha errada de utensílios usados no cozimento dos alimentos podem causar acidentes. Por isso, siga as normas de segurança do manual do fabricante e conheça mais alguns segredos para preparar pratos deliciosos sem colocar sua saúde em risco!

8 recomendações que evitam acidentes

* Nem pense em ligar outro eletrodoméstico na mesma tomada que o micro-ondas. Isso diminui o rendimento do aparelho e causa acidentes.

* Evite obstruir as aberturas de ventilação para não superaquecê-lo e danificá-lo.

* Não coloque nada sobre o aparelho, como vasos, potes, velas e toalhas. Esse hábito pode levar a incêndios.

* Limpe sempre as travas de segurança, porque resíduos de alimentos também podem causar acidentes.

* Ligue o forno só ao colocar o alimento em seu interior.

* Se o aparelho apresentar problemas no fechamento da porta, no fio, plugue ou tiver sofrido uma queda, leve-o a uma assistência técnica.

* Não seque roupas no forno: elas podem pegar fogo!

* Remova os arames de vedação das embalagens de alimentos ao colocá-las no forno para não causar incêndios. Não troque o prato giratório por outro que não seja o indicado pela fábrica.

O que levar ao micro-ondas?

Vidro, cerâmica e porcelana refratários e sem filetes metálicos podem ser usados em cozimentos longos. Já a porcelana ou a louça sem frisos metálicos só em preparos rápidos. Plásticos e papel só se forem apropriados para micro-ondas. Papel manteiga é ideal para cobrir os alimentos. Recipientes de barro sem detalhes de ferro também podem ser usados. Não use inox, ágata, cristais, esmaltados ou peças de alumínio.

Faça a limpeza no dia a dia!

* Desligue o forno da tomada antes de limpá-lo.

* Limpe as partes interna e externa com um pano úmido e detergente neutro.

* Jamais utilize palha de aço, esponja áspera, sapólio ou produtos abrasivos e inflamáveis.

* Não deixe respingar água nos bocais de ventilação para não prejudicar o funcionamento do seu aparelho.

* Para não limpá-lo toda vez que cozinhar, prefira recipientes com tampa e limpe os respingos após o uso.

Alimentos permitidos x proibidos

Comida congelada em bandeja de alumínio descartável pode ser colocada no micro-ondas? Sim, se a bandeja tiver menos de 2 cm de altura.

Veja os alimentos não recomendados para preparo no aparelho:

1. Ovo
A casca pode estourar devido à pressão que se forma dentro dela. Só cozinhe o alimento se tiver recipiente próprio. Ainda assim, depois de retirar do forno, deixe esfriar por dois minutos antes de abrir. Ovos cozidos, mesmo sem casca, devem ser cortados para ser reaquecidos, porque têm o risco de explodir.

2. Comida seca
Alimentos com pouca umidade, como pão ou bolos, também não devem ficar muito tempo no forno, porque inflam.

3. Frituras
A temperatura do óleo não pode ser controlada e, portanto, o risco de explosão é grande. Uma pequena quantidade pode ser usada para refogar temperos.

4. Legumes com casca
Batata, berinjela e alimentos com pele (casca) até podem ser preparados no forno, desde que sejam furados antes do cozimento para que o vapor saia, evitando que estourem.

5. Água
Cuidado redobrado ao fervê-la no micro-ondas. Quando a água é aquecida e entra em contato com um novo corpo (um saco de chá, por exemplo), iniciasse a ebulição, espirrando gotículas superquentes que queimam sua pele.

Como tudo começou?
Em 1939, o engenheiro americano Percy Spencer percebeu que as mesmas ondas que detectam aviões em voo podiam aquecer alimentos. Isso ocorreu quando ele se aproximou de uma válvula de radar em funcionamento e percebeu que uma barra de chocolate em seu bolso derreteu. Concluiu que as micro-ondas podiam ser usadas na cozinha e criou os primeiros aparelhos em 1947.

 

Fonte: M de Mulher

Tags: , , , , , , , , , ,

Comments are closed.