Veja como deixar seus estofados impecáveis!

Com a correria do dia a dia, ao fazer aquela limpeza rápida, nos preocupamos apenas com os pisos, revestimentos e janelas, e muitas vezes os estofados acabam passando despercebido, acumulando sujeira e manchas. Para evitar este probleminha, basta seguir algumas dicas super simples.

Para cada material existe um método de limpeza e, antes de tudo, é preciso testar se os produtos de limpeza não danificarão a peça. Este reconhecimento pode ser feito aplicando apenas uma pequena quantidade em um canto ou local que não ficará visível, por exemplo.

Todos os tipos de couro de cores escuras, inclusive o ecológico, devem ser higienizados semanalmente com um pano úmido. A cada três meses, a fim de mantê-lo sempre brilhoso e/ou hidratado, é necessário aplicar vaselina, aguardar 15 minutos para que o couro absorva o conteúdo e depois remover o excesso com pano seco.

Já para os estofados feitos em couro claro, essa reidratação tem que ser mensalmente e realizada com água de sabão de coco e uma esponja macia.

Para retirar manchas em tecidos, basta aplicar espuma especial para estofados ou espuma de barbear em uma esponja passar em sentido único, sem esfregar. Deixe o produto agir por 15 minutos ou o tempo que o fabricante indicar e retire com um pano seco. Pequenas sujeiras e riscos de caneta podem ser retirados facilmente com demaquilante aplicado com algodão.

É comum também que as peças de tecido acumulem umidade. Para dar fim a este vilão, a receita é polvilhar o estofado com sal ou bicarbonato de sódio, deixar agir por 20 a 30 minutos e depois aspirar e escovar.

Nos sofás e assentos feitos de camurça, passar uma borracha branca ajuda a remover a sujeira.

 

Fonte: Jornal A Gazeta

Tags: , , , , ,

Comments are closed.